glossario-banner.png

O universo da perfumaria é repleto de palavras perfeitas para falar, lembrar e descrever emoções perfumadas.

O Glossário traz mais de 400 termos relacionados ao universo do perfume. Palavras que contam histórias sobre nós e o nosso tempo, que unem culturas

renata-1.png

A AUTORA

RENATA ASHCAR

Autoridade em Perfumaria, assina diversas publicações sobre perfumes, entre elas o livro de referência Brasilessencia, a cultura do perfume e os Guias de Perfume (2008 até 2020). Projetou a Perfumaria brasileira no exterior em importantes instituições, como a Osmothèque e o Museu Internacional da Perfumaria de Grasse, na França. É também criadora de vários cursos pioneiros na área, entre eles o Curso de Avaliação Olfativa para Pessoas com Deficiência visual, a Especialização em Vendas de Perfume junto à ETEC/ABIHPEC e o Sommelier de Perfumes Online.

isabelle-1.png

ILUSTRAÇÕES

ISABELLE ASHCAR

Quem assina as ilustrações do glossário é Isabelle, 15 anos, estudante com grande talento para a área de design e trilhando desde cedo os caminhos perfumados da mãe, Renata.

Glossario-Experimente-02.png

EXPERIÊNCIA DE LEITURA SENSORIAL

MARCA PÁGINAS PERFUMADO

O Glossário é acompanhado por um marca páginas perfumado, desenvolvido com exclusividade pela Vollmens Fragrances em parceria com a Kopiehaus, sob curadoria da Renata Ashcar. Vamos trazer para a experiência de aprendizado e leitura do Glossário uma inspiração olfativa e sensorial.

arte-da-perfumaria.png

O Glossário traz mais de 400 termos relacionados ao universo do perfume. Termos que vão desde as matérias primas, seus métodos de extração à diversas palavras sejam elas técnicas ou coloquiais que nos ajudam a descrever a refinada linguagem da perfumaria. Conheça um pouco do conteúdo:
 

ARTE DA PERFUMARIA & HISTÓRIA
 

ACORDE

É a combinação de várias notas, que misturadas, produzem uma nova fragrância. O número de ingredientes em um acorde pode ser de 2 a centenas. Muitas vezes acordes podem ser a base da assinatura de uma criação.

COLÔNIA

O gênero de fragrância mais antigo, datando do século XVIII.
Giovanni Maria Farina (1685-1766) registrou na cidade de Colônia na Alemanha, em 1714, a fórmula da célebre Kolnisch Wassser (água de colônia), uma composição de néroli, bergamota, lavanda e alecrim diluídos em álcool. Começava a jornada mundial da água de colônia que com a industrialização, se tornou um produto de higiene universal.
A fórmula foi vendida em 1862 aos irmãos Armand Roger e Charles Gallet que comercializam até hoje com o nome de Jean Marie Farina Extra Vieille.

piramide-olfativa_1-190x300.png

ANATOMIA DO PERFUME

Representam cerca de 40% da formulação e dá o caráter à fragrância. Compõem a alma, a personalidade do perfume, seu tema principal. São percebidas assim que ele seca na pele. Mais potentes e menos voláteis que as notas de saída, podem ter em sua composição flores, frutas e especiarias.

NOTAS DE SAÍDA, TOPO OU DE CABEÇA

Elas estão no topo, ou seja, são as primeiras notas que sentimos ao cheirar um perfume e representam cerca de 10% a 20% da composição. São a primeira impressão, escolhidas para despertar o interesse, leves e percebidas de imediato. Evaporam rapidamente e têm baixa tenacidade, mas muitas vezes são as responsáveis pela decisão de compra. Revelam frescor, com odores cítricos, aromáticos ou de lavanda.

2 NOTAS DE CORPO OU DE CORAÇÃO

Representam cerca de 40% da formulação e dá o caráter à fragrância. Compõem a alma, a personalidade do perfume, seu tema principal. São percebidas assim que ele seca na pele. Mais potentes e menos voláteis que as notas de saída, podem ter em sua composição flores, frutas e especiarias.

3 NOTAS DE FUNDO OU BASE

Essa é a última etapa da evaporação de um perfume. Nela estão contidas as matérias-primas de peso molecular maior que representam de 40% a 50% do perfume. São percebidas cerca de meia hora após a aplicação. São notas mais densas, como resinas e madeiras ou ingredientes como musk e âmbar, entre outros que evaporam mais lentamente. Garantem o poder de fixação de uma fragrância e sua duração na pele.

arvore-olfativa.png

FACETAS

Além dos verbetes a publicação traz a árvore olfativa criada pela autora que explica os principais grupos olfativos e suas subcategorias associando todas as matérias primas descritas, sejam elas naturais ou sintéticas, à uma determinada faceta olfativa, facilitando assim o entendimento da linguagem descrita.

Facetas-Exemplos.png

OLFATO

CLASSIFICAÇÃO DE PERFUMES

Agrupamento de perfumes por famílias olfativas. As famílias representam os acordes característicos que podemos encontrar em várias fragrâncias de marcas diferentes. Seu objetivo é permitir aos neófitos e aos profissionais melhor compreensão da Perfumaria, ajudando na busca do perfume ideal. A árvore olfativa criada por Renata Ashcar conta com o respeito das principais casa de fragrâncias e tem sido amplamente utilizada na indústria e no varejo nacional como nomenclatura oficial.

olfato-separador-02.png

UM MUNDO DE INGREDIENTES

Captura de Tela 2022-02-07 às 14.32.31.png
metodos-extracao.png

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

EXPRESSÃO

EXPRESSÃO COM FLUIDO SUPERCRÍTICO (FSC)

Método utilizado na extração do óleo essencial dos frutos cítricos. Uma prensa hidráulica extrai o óleo da casca por esmagamento. Centrífugas separam a água do óleo e este então passa pelo processo de desterpenação, concentrando os compostos oxigenados responsáveis pelo aroma cítrico e a estabilidade do produto.

Processo de extração que usa baixas temperaturas, capaz de conservar todas as propriedades das moléculas obtidas. Outra vantagem é o fator de ser ecológico, pois o solvente utilizado pode ser recuperado. Essa técnica é eficiente para extrair moléculas apolares.

EXPRESSÃO COM SOLVENTES VOLÁTEIS

Método que emprega solventes orgânicos voláteis para extrair os terpenos. Entre os solventes estão etanol, metanol, tolueno, hexano e butano. Essa técnica é aplicada em espécies vegetais com concentração muito baixa de óleo essencial. Também serve para alcançar compostos que não são obtidos no arraste a vapor.

EXPRESSÃO COM SOLVENTES VOLÁTEIS

Método utilizado na extração do óleo essencial dos frutos cítricos. Uma prensa hidráulica extrai o óleo da casca por esmagamento. Centrífugas separam a água do óleo e este então passa pelo processo de desterpenação, concentrando os compostos oxigenados responsáveis pelo aroma cítrico e a estabilidade do produto.

piramide-olfativa-02.png

TERMOS TÉCNICOS

SÍNTESE

Processo por meio do qual são desenvolvidas as novas matérias-primas reproduzidas das moléculas idênticas às da natureza ou de outras totalmente originais.

AROMA

Mistura complexa e balanceada de matérias primas utilizada na indústria alimentícia.

FRAGRÂNCIA

Fragrância é uma mistura complexa e balanceada de matérias primas utilizada na indústria de perfumes, cosméticos e produtos de limpeza.

LINGUAGEM ESPECÍFICA
DA PERFUMARIA

PERFUME

A palavra deriva do latim per fumum, que significa (per) através e (fumum) fumaça. O termo indica a importância do incenso no uso inicial de materiais perfumados. Em seu significado moderno, perfuma é o produto acabado, ou seja, líquido (mistura de fragrância, álcool, água, antioxidantes, solubilizantes, conservantes e filtro solar), o frasco, a válvula e a embalagem. Também pode ser sinônimo de extrato, concentrado acima de 25% geralmente o produto mais rico em uma determinada linha. O termo às vezes é empregado incorretamente como sinônimo de fragrância ou nota.

EXTRATO

Luxo supremo. Desde o nascimento da Perfumaria moderna, era a única referência de perfume criado sob medida. Produto mais tenaz e odorante de uma gama e, também, o mais caro. O extrato de uma composição concentrada varia de 20% a 40% de óleos essenciais em álcool quase puro a 90 ou 95 graus.

CARÁTER OLFATIVO

Distingue a personalidade de uma nota, de um acorde ou de um perfume: encantador, sedutor, magnético. Essas características estão ligadas do impulso de criatividade aos extremos da viabilidade. Assim como à qualidade das matérias-primas utilizadas, o que assegura elogios ou críticas a uma fragrância. São perfumes que, com o passar do tempo, deixam seu legado na História.

lavanda-02.png
depoimentos-02.png

DEPOIMENTOS

Captura de Tela 2022-02-07 às 18.38.42.png

PATROCÍNIO

“Nós da Vollmens Fragrances estamos muito felizes com o resultado deste material, que tem muito potencial para se tornar uma referência tanto para profissionais do setor como para os apaixonados por perfumes em geral que queiram aprofundar seus conhecimentos. Somos uma empresa brasileira e familiar. Nossa história começou em 2004, com o objetivo de fornecer ao mercado nacional produtos criativos e de alta qualidade. Junto com o nosso talentoso time de narizes criativos e apaixonados pela perfumaria, buscamos fazer história no mercado brasileiro. Estamos certos de que este glossário promoverá uma conexão única junto à seus leitores, que terão a oportunidade de conhecer a fundo a linguagem dos perfumes que tanto afloram os nossos sentimentos e despertam as nossas emoções.”

Vollmens-Logo.png
QRMetallizing.jpeg
Kopihaus.png
Packforma.png

APOIO

adquira-02.png

EXPLORE O UNIVERSO DA PERFUMARIA
Adquira o seu companheiro de jornada pelo universo da perfumaria

renata-logo.png
glossario-logo-branco.png
vollmens-logo-1.png